Preço Maquilhagem Noiva vs Preço Maquilhagem Social
Chega a nova época das festas e casamentos. Vem o sol, o tempo ameno e a Primavera: o cenário idílico para um casamento de contos de fadas. Meses, ou até mesmo anos, antes começa toda a azáfama de preparação do grande dia: escolha de alianças, escolha das flores, escolha do vestido da noiva (e madrinhas, cada vez mais), escolha do fato do noivo, escolha dos sapatos, escolha do/a cabeleireiro/a, escolha da quinta, escolha do menu, escolha dos convites, escolha do fotógrafo, escolha da maquilhagem de noiva. Sempre a somar, dá uma verdadeira fortuna. E a pergunta é sempre a mesma “porque fica tudo tão caro?”. Será caro ou não valorizamos? Ou não temos poder económico? Várias questões se levantam, com as mais variadas respostas.
Decidimos focar-nos na que melhor conhecemos: “porque é que a maquilhagem de noivas é tão cara?”. Geralmente, todo o serviço de noiva começa com um “preciso de orçamento de maquilhagem noiva.” Como não é referida data, hora, local da cerimónia, nem o número de pessoas a maquilhar, começa aqui o trabalho da maquilhadora a pedir mais informações. Email vai, email vem, finalmente o serviço é fechado. Dá-se acesso ao pagamento da caução e à marcação da prova de maquilhagem. Muitas maquilhadoras dispensam este passo fundamental. Quantas e quantas vezes vemos noivas que não ficaram contentes com o resultado final porque idealizaram uma maquilhagem que não as favorece ou porque o trabalho da maquilhadora não foi bem executado, ou até mesmo porque a pele não reagiu bem aos produtos aplicados (a maquilhagem é hipoalergénica, logo pode sempre provocar alergias a pessoas mais sensíveis e que nunca tenham usado aquele produto).
Por isso, a prova deve ser sempre obrigatória. “E no que consiste a prova de maquilhagem?” A prova de maquilhagem consiste na realização da maquilhagem total que será reproduzida no dia do casamento. Como tal, é feita toda a limpeza, hidratação da pele, assim como realizados todos os passos e técnicas do dia do casamento. São pedidas inspirações e as mesmas são adaptadas ao rosto/ gosto da noiva. Quantas e quantas vezes a maquilhagem inspiração não se adequa aos olhos das noivas, por exemplo, e a prova é fundamental para que a noiva se aperceba que as fotos devem ser inspiração. A prova tem a duração de 2 a 4 horas. Até aqui, já temos quase um dia de trabalho, só em trocas de email, realização de orçamento, explicação de orçamento, adjudicação de serviço e prova de maquilhagem. Chegado o grande dia, antes de partir para o domicílio, a maquilhadora tem toda a preparação do material que irá precisar (demora entre 30 minutos a 1 hora), o tempo de deslocação assim como o custo da mesma. Chega ao local cerca de 30 minutos para preparar a mesa de trabalho. Realiza as maquilhagens acordadas, arruma todo o material e volta para casa. Limpa e arruma todo o material e lava os pincéis (mais cerca de 2 a 3 horas). Somando tudo, dá entre 10 a 16 horas de trabalho, apenas para aquela cerimónia! Em comparação, na maquilhagem social, a cliente apenas pede disponibilidade para o dia x, à hora y, marca.
Chega ao dia marcado, a cliente dirige-se ao nosso espaço, a maquilhagem é realizada em cerca de 1h/ 1h30 e fica despachada. É uma logística bem mais pequena e rápida. Não são os produtos, não são as técnicas, ou pelo menos não deveria de ser, mas todas a logística por detrás que encarece todo o serviço. Qualquer domicílio é mais caro, não só pela logística de preparação mas também pelo tempo que demora a ser realizado. No tempo de um domicílio, em média, dá para realizar 3 serviços em estúdio. E isso tem um custo. O dia de casamento é o dia mais especial de muitas mulheres e homens por esse mundo fora. No entanto, para os profissionais que nele trabalham, é mais um dia de trabalho. Pense nisso!
Marta Carvalho